Motivação para a Fotografia

Sempre gostei de fotografia. Desde muito pequeno, quando tirei minhas primeiras fotos com uma Kodak Xereta 110 da minha mãe não parei mais com os cliques.

A fotografia, segundo o Priberam, nada mais é que arte de fixar a imagem de qualquer objeto em uma chapa ou película com o auxílio da luz. Então basta apontar a câmera para o que ser quer fotografar e apertar o botão. A câmera digital dá para ver o resultado na hora e até a memória agüentar já a de filme tem que revelar e de 12, 24 ou 36 fotos por vez.

Porém uma coisa sempre me chamou a atenção. Como os profissionais conseguiam aquelas fotos fantásticas? Será que eu conseguiria também? Sempre achei que eram as câmeras profissionais que eles tinham e os tipos de filmes que usavam, mas nunca me importei muito com isso até o ano passado quando vi o resultado das 1.298 fotos que tirei numa viagem que fiz para a Patagônia Argentina e Chile em junho de 2008.

Para a viagem, troquei minha Canon EOS 300 de filme por uma Rebel XTi digital e mais uma Sony S600 para gravar vídeos. Paisagens maravilhosas e a nova câmera ajudou bastante, mas não tanto quanto eu gostaria. Nisso resolvi tirar o máximo que a ela podia fazer e só o manual não estava ajudando.

Resolvi fazer um curso de fotografia digital. Conversando com alguns amigos, me indicaram o da Câmera Viajante. Fiz os de Fotografia Digital 1 e 2 e mais uns passeios fotográficos e eventos da escola. Também comprei mais uns livros sobre fotografia e comecei a praticar a agora com mais teoria por trás de cada clique e o resultado está disponível nos meus álbuns.

Mas qual é o segredo da boa foto? A quantidade equilibrada de luz em uma cena ou objeto fotografado. Como se faz isso? Ajustando a abertura e o tempo de exposição adequado. As máquinas digitais fazem essas medições automaticamente para você. Porem nem sempre o que ela calcula é o que desejamos que apareça na foto.

No Curso Digital 2 aprendi a utilizar o modo manual da câmera e configurar cada item para compor uma foto. As vezes, não fica bem como esperamos mas a prática leva a excelência e a cada dia é notada a evolução.

Para quem não quer investir em um curso o livro que achei bem legal e barato pela qualidade de impressão e dicas é o Guia Completo de Fotografia da National Geografic. Este livro trás muitas dicas interessantes. Por exemplo: como escolher sua câmera digital, dicas de composição, lentes, tipos de fotos e até como tirar foto com o celular e ainda vem com uma bolsa grátis para colocar sua câmera.

Outra boa pedida é Fotografia Digital Na Prática do Scott Kelby. O Texto é bem simples e o autor vai passando as dicas como se estivesse falando com um amigo, sem tecniquês fotográfico. São mais de 200 dicas de um fotógrafo profissional que vale apena testar. Tem algumas fotos que tirei seguindo a risca as configurações descritas por ele no livro que ficaram quase que iguais as do livro.

Mesmo que não seja o intuito ser um fotógrafo profissional já dá para dar uma incrementada nas suas fotos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia do Chimarrão

Como Calibrar a Bússola do seu Smartphone

Lasanha de Berinjela à Bolonhesa