Como Calibrar a Bússola do seu Smartphone

A tempos me deparei com uma dúvida... a direção indicada pelo app de bússola do Android está correta?

Instalei o app Compass mais a título de informação mas nunca havia usado com propriedade até realmente precisar. Recentemente estive na cidade de Montevideu no Uruguai e fiquei meio perdido com a orientação solar. O GPS quebrava o galho mas até ativar o Sygic (que mantenho desligado para não gastar bateria quando não estiver em uso), carregar o programa e esperar sincronizar a posição demora.

Se você tem um mapa impresso com informações turísticas do City Tour, num dos cantos terá a indicação para onde é o norte no mapa. Neste momento entra em cena nosso amigo app Compass que é bem rápido ao abrir e já está pronto apontando para algum lugar. Porém comparando com o mapa algumas ruas estavam meio "tortas" em relação ao indicado, mas tudo bem já dava uma boa indicação e ficou por isso mesmo.

Em outra viagem que fiz na sequência ao Rincão Gaia em Pantano Grande no RS, por indicação do professor de fotografia Miguel Lanita adquiri o app Sun Surveyor (Sun & Moon) que tem também sua versão free Sun Surveyor Lite. Esse app é fantástico para quem curte fotos do nascer do sol, pôr do sol, luares ou apenas quer usar uma boa orientação solar ou criar algum efeito de iluminação em determinada época do ano bastando indicar as coordenadas e a data e hora onde estará posicionado.

Um dos recursos que mais gostei foi a utilização da câmera do smartphone para indicar em que posição o sol ou a lua estarão em determinado horário. Com isso podemos nos preparar no melhor ângulo e esperar para realizar o tão esperado clique pois o app usa o giroscópio do smartphone junto com a bússola para indicar onde o sol ou a lua se posicionará. Mais uma vez o tormento da calibragem apareceu pois agora a orientação não era só norte e sul, tinha o azimute também e tudo descalibrado.

Nesse momento tentei posicionar o sol e ele não estava onde o app estava ai resolvi buscar mais informações de como se fazia o movimento do "8" para calibrar a bússola. Eis que encontrei o vídeo abaixo que demonstra o processo correto, funciona para qualquer smartphone android ou iOS e acho que Windows Phone também.


Duas ou três repetições já são suficientes e finalmente consegui verificar o resultado da calibragem funcionando corretamente.


Boas fotos

Comentários

  1. Valeu hein, você me ajudou muito, pois foi o único lugar onde encontrei que explica direito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia do Chimarrão

Lasanha de Berinjela à Bolonhesa