Indo para a Nuvem

A tendência do momento, a computação na nuvem ou Cloud Computing. Amazon, Google pularam na frente no novo conceito de prestação de serviço. Email, virtual storage, alta disponibilidade e baixo custo operacional, pois se paga o serviço não mais o hardware e licenciamento de software.

Também podemos usufruir dessa tecnologia para organizar, armazenar e apresentar nossas informações das mais diversas formas. Desonerar-nos das preocupações administrativas da informação, cabendo a nós apenas produzi-las e organizá-las. Fotos, vídeos, textos e tudo que você tiver e precisar dispor da maneira que bem entender.

Ontem revirando CD, DVDs e até disquetes... é eu tenho caixas deles. Minha vida pessoal e profissional ali. Na medida do possível, catalogada e disponível ali na prateleira. Mas e se eu estivesse em viagem e quisesse acessar alguma informação ali guardada. Como ficaria?

Estou começando pelos emails. Peguei alguns backups antigos e importei para o Mozilla Thunderbird. Baixei os plugins, Lightning, Google Calendar Provider e o Google Contacts. O primeiro inclui uma agenda ao cliente de email, ficando o Thunderbird com o mesmo layout do Microsoft Outlook. O segundo, integra essa agenda com o Google Agenda sincronizando os compromissos no servidor podendo ser visto por qualquer dispositivo que acesso o Google Agenda. Web, celular ou mesmo feeds. O terceiro, integra seus contatos com os do Google Gmail.

Tudo isso configurado criamos nossos marcadores, pois no Google Mail não existem pasta de armazenamento. No início é meio estranha a mudança do conceito, mas com o tempo vai se acostumando a organizar os marcadores. A grande sacada dos marcadores é a possibilidade de uma mesma mensagem ter vários marcadores.

Usando o Thunderbird com a configuração acima acessamos o GMail via IMAP que permite navegar nas mensagens sem precisar baixá-las para o computador que as está visualizando. As mensagens que não estiverem no GMail mas estão no computador pode se copiadas ou movidas para as pasta do GMail que na web são mostradas como marcadores e de fácil pesquisa pelo motor de busca do Google.

Como o espaço livre para usuário é bem generoso, vale a pena colocar todo o conteúdo que você deseja ter sempre a mão quando precisar. É só ir copiando ou movendo seus emails para a nuvem para que fiquem disponíveis onde quer que você esteja.

De inicio é uma boa pedida para quem quer mobilidade e ter tudo a mão e aos poucos exercitando a convergência da informação utilizando a nuvem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia do Chimarrão

Como Calibrar a Bússola do seu Smartphone