“Cultura das Cenouras”

Estava terminando uma das leituras da semana: Gerente de Projetos com uma Página Única de Clark A. Campbell quando me deparei com o último parágrafo do último capítulo:

Segundo o autor, esse livro seria adaptado para a uma “cultura de cenouras” – uma cultura corporativa que usa prêmios de reconhecimento aos funcionários estrategicamente para fortalecer e empresa. Os empregados se tornam mais comprometidos com os prêmios de reconhecimento, que são as “cenouras”.

O objetivo da cultura das “cenouras” – como em cenouras versus gravetos – é atrair, manter e motivar empregados. Gerencias de recursos humanos focam em três variáveis: compensação, benefícios e experiência de trabalho. Gerentes em geral têm pouca liberdade de ação para adequar ou ajustar compensações ou benefícios. Portanto, podem influenciar mais a experiência de trabalho, e é onde os prêmios de reconhecimento desempenham um papel vital.

A meu ver essa é uma difícil equação para ajustar os ângulos das arestas desse triângulo: compensação, benefícios e experiência de trabalho. Cada pessoa vai dar pesos diferentes a cada um dos lados do triângulo e esse valor vai ser seu índice de motivação.

Com o passar dos anos as variáveis que compõem o índice podem sofrer variações, como por exemplo, uma pessoa que deu mais valor a compensação e benefícios no início da carreira e hoje já privilegia a experiência de trabalho. Com outra poderá ser ao contrário.

Para o gerente a tarefa é árdua, perceber como manter a motivação de cada um integrante do seu time e nós, com o tempo também vamos ajustando nossos índices e aprendemos a lidar com as nossas expectativas. Buscando motivação para estarmos 100% engajados colhendo nossas “cenouras”.

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