Deu PAL !!!!

Há uns anos atrás perdi um tempão editando um DVD. Criei um projeto no Nero, importei o vídeo, marquei os capítulos e por fim gerei o DVD para dar de presente.

Quando fui assistir... “Sony DVD Player – Impossível reproduzir esse disco”. Que vergonha eu fiquei, tanto trabalho por nada. Só conseguia assistir no micro o DVD. Me esqueci do fato, nunca mais vi aquele aparelho. Até agora...

Hoje fui gravar um DVD com os vídeos que gravei na Expoaer 2009 que ocorreu no último dia 12 (tem versão reduzida no YouTube, porque só cabe 10 minutos), ai surpresa!!! Aquela mesma mensagem voltou a me aterrorizar!!!

Havia algo de errado, só podia. Um modelo muito superior aquele da Sony, o novo DVP-NS728HP, toca CD,DVD, DivX não poderia ter o mesmo problema, mas tinha. Agora a perguntar que não quer calar, era um problema mesmo? Teria eu feito o procedimento errado? Bom... o procedimento foi correto, tanto que consegui reproduzi-lo novamente.

Fui buscar informações no Google e descobri que eu não fui o único a fazer essa constatação, outras pessoas tiveram o mesmo problema com DVD’s Player da Sony, mas não sabiam como resolver. Em alguns fóruns mais técnicos peguei algumas dicas e mais um pouco de eletrônica de um curso que eu fiz por correspondência aos 13 anos deram a luz para a solução.

O formato do vídeo!!! Nossos DVD’s players nacionais apesar de reproduzirem DVD’s em formato PAL-M não lêem DVD gravados em PAL-M. Meu vídeo-cassete Sony SLV-833HFBR não tem esse problema, grava e lê em NTSC 3.58, PAL-M e reproduz em PAL-M. Mas o DVD não lê, pior o mesmo modelo na Europa lê, mas é o PAL de lá o daqui é M... M de mistura eu acho pois usa as mesma 525 linhas de resolução em 60Hz contra as 625 linhas em 50Hz dos PAL B e G Europeus. Mas como não adianta ficar reclamando, mãos a obra!!!

Então com todas as dicas mudei a opção de gravação do Nero 8 para somente gravar em NTSC... e voilà!!! Apareceu o vídeo no DVD... FINALMENTE!!!

Foi um bom desafio para começar a semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia do Chimarrão

Como Calibrar a Bússola do seu Smartphone