Mapas mentais, uma ferramenta para organizar seus pensamentos

Você está no meio de uma reunião de Brainstorm e as idéias começam a tomar forma, como vocês fazem para organizá-las?

Um software que eu utilizo a bastante tempo é o FreeMind. Esse software opensource é bem simples mas tem grandes funcionalidades.

A construção de mapas mentais é bem simples, vão se criando as idéias em formato de árvore que é facilmente exportado para os formatos PDF, PNG, JPG, OpenOffice 1 na versão 0.8.1. Eu tenho usado mais a 0.9.0 Beta 12, que tem outros formatos extras como OpenOffice 2, Flash, TWiki ou até mesmo um applet Java para colocar em sua página Web.

Seguem alguns exemplos práticos:

No levantamento de Requisitos o Freemind pode ser usado para identificar e organizar as solicitações dos usuários e após exportar o mapa mental para o OpenOffice e os Títulos já aparecerão formatados quando for aberto o documento no editor de texto, bastando apenas complementá-los com a descrição textual de cada item.

Geração de uma Página para o Wiki, DokuWiki e outros compatíveis, muito fácil organizar os tópicos que você deseja aprensentar, no final só exportar o mapa no formato TWiki e importá-lo no Wiki.

Gerar atas de reuniões, indicando os tópicos discutidos na reunião depois só exportar no formato OpenOffice.

Diagrama na Web, existem várias maneiras. A mais simples é exporta em formato HTML (versão JavaScript) que já permite minimizar e maximizar os ramos da árvore do mapa mental. Outra seria no formato Adobe Flash que pode ser aberto em qualquer browser e a terceira é criando um Apple Java faria o mesmo efeito.

Mais dicas podem ser encontradas no próprio site do Freemind além de telas de demonstração de como estruturar seu conhecimento em informática, aprender alemão ou desenvolver um sistema pode-se fazer o download.

Então boas idéias.

Comentários

  1. Conheço mapas mentais desde 2002, quanto tive a oportunidade de assistir a uma palestra da Liz Kimura em São Paulo, considerada a maior expoente da técnica no Brasil. Desde então tenho usado os mapas em casa e no trabalho. O Freemind é de fato uma boa ferramenta para criação de mapas mentais. Mas as vezes fico pensando o porquê do seu desenvolvimento ser tão lento. Bom, pelo menos a ferramenta está disponível e em modo open source.
    Abraço,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Mapas mentais são usados para podermos estruturarmos idéias ou qualquer outra coisa em forma de árvore. O nó inicial é considerado a raiz da árvore e o restante, suas folhas.

    Algoritmos de pesquisa de informação nos computadores são executados em cima de árvores binárias. Nas árvores binárias os dados são incluído de maneira que os valores menores sejam associados as folhas a esquerda ao passo que os maiores valores seja associados as folhas da direita. Facilitando assim a busca.

    Tomamos emprestado essa estrutura para nos ajudar a organizar nosso pensamentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia do Chimarrão

Como Calibrar a Bússola do seu Smartphone